ESCLEROLOGIA DIFERENÇA ENTRE VEIA, ARTÉRIA E CAPILAR
Apesar de estarem estritamente ligadas ao sangue, os três tipos de vasos são distintos e possuem funções diferentes, sendo parte de uma rede complexa para o pleno funcionamento do corpo.
A veia- Transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso.
As artérias- Transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano. O sangue nas artérias passou pelas veias pulmonares e foi oxigenado, levando então os nutrientes necessários para o funcionamento dos órgãos. Este sangue é chamado de sangue arterial.
Os capilares- São tubos extremamente pequenos para levar o sangue entre os órgãos, até as células. Neste sentido, transportam o sangue arterial (com nutrientes e elementos químicos necessários para o organismo humano) através das arteríolas.
Para fazer o descarte de produtos nocivos gerados pelo metabolismo, os capilares lançam o sangue venoso de volta ao coração através das vênulas, que fazem ligação com as veias.
Exploração da esclerótica
O mais importante será diferenciar as redes venosas das arteriais.
As arteríolas têm uma cor mais pálida que as veias, devido ao seu menor calibre e à menor oxigenação do sangue venoso.
A rede vascular
Você precisa distinguir dois processos basicamente diferentes, que indicarão alterações na configuração normal:
-A abundância de vasos, também chamados de olhos vermelhos.
-Vasos sanguíneos estáveis, mas de configuração anormal, o que indicará uma alteração na parede vascular (dilatações, espasmos, etc.) ou uma alteração no seu conteúdo (aumento da pressão ou hemorragias).
Sinais gerais
Coloração Geral
Sinais indicando o estado do tônus vascular
Tortuosidades
As tortuosidades são um sinal de insuficiência circulatória periférica.
Este sinal geralmente ocorre na rede venosa. As vênulas têm uma forma intensamente sinuosa e, em geral, também são engrossadas.
Rigidez
Este sinal só será observado nas arteríolas, mostrando-nos um estado de arteriosclerose.
Em alguns casos, aparece o chamado “sinal de treliça”, formado por uma série de artérias mais ou menos paralelas e retas. Essa rigidez é mais frequente em pessoas com colesterol e / ou pressão alta.
Espasticidade
Este sinal é outro presente na pressão alta.
A espasticidade é mostrada nas arteríolas da esclera como a presença de pequenos nós, delimitados pelo estreitamento da arteríola, produzidos por uma tendência espástica.
Quando você observar esse sinal, terá a impressão de que a trajetória arteriolar está interrompida.
Esse sinal nunca será observado nas veias, pois elas não possuem uma camada muscular.
Este sinal indica que há um aumento no tônus nervoso arterial, uma causa muito frequente de hipertensão arterial, mas também pode indicar alterações mais graves, como ataques cardíacos ou embolias.
Varizes
Este sinal indicará uma insuficiência venosa generalizada.
Veias varicosas são entendidas como a presença de veias grandes que contrastam com o calibre médio da rede vascular venosa.
Estaremos em contato através do suporte tira dúvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com