DEFORMAÇÕES PUPILAR
As deformações pupilares podem ser de duas ordens gerais e parciais. de conformidade com o seu grau de acometimento.
As deformações gerais atingem desde 180º a 360º. com o eixo maior da pupila disposto a 90º em relação a uma linha horizontal traçada no centro da pupila.
Nesta circunstância duas possibilidades podem ocorrer, ou seja, uma deformação em relação ao eixo vertical e outra em relação ao eixo horizontal, conforme a seguir:
Em relação ao eixo vertical
A pupila de forma elíptica com o seu maior eixo em sentido vertical denota a possibilidade de apoplexia devido a acidente vascular cerebral. que pode levar à morte súbita ou a um coma, que pode resultar em hemiplegias(Hemi- metade, -plegia paralisia). Schnabel refere a importância do controle da pressão arterial nestes casos.
Deck refere ter encontrado este padrão pupilar em doenças tireoidianas e neurovegetativas.
Deve-se investigar na íris a região topográfica da tireoide, que pode funcionar como subsidio, fornecendo dados corroborativos para confirmar a referida suspeita. A presença de anéis de tensão (sulcos de contração) e vasos sanguíneos esbranquiçados reforçam todas as hipóteses acima. É um sinal que com frequência pode surgir em indivíduos com mais de 45 anos.
Em relação ao eixo vertical
Em relação ao eixo horizontal
Em relação ao eixo horizontal
Esta pupila com o seu maior eixo no sentido horizontal denota a possibilidade de processos expansivos cerebrais, com aumento da pressão liquórica(líquido cefalorraquiano (LCR), devido a tumores ou traumatismos crônicos. Indica ainda. alterações cardiorrespiratórias decorrentes de problemas tireoidianos. Depressão e alterações motoras podem ocorrer. principalmente se observar anéis de tensão na área cerebral.
Deck refere ainda tendência à psicoses e homicídios. principalmente se for unilateral. A análise da área cerebral pode demonstrar a existência de sinais que corroboram tal hipótese.
Em relação ao eixo horizontal
Eixo Diferente
Por outro lado se as deformações ocorrem num eixo diferente do vertical. algumas possibilidades podem ocorrer. isto é, ambas as pupilas estarem inclinadas ou para a direita ou para a esquerda: ou se apresentarem divergentes na parte superior e convergente na parte inferior: ou pelo contrário, convergente na parte superior e divergente na parte inferior.
Eixo divergente na parte superior
Nestas circunstâncias este sinal denota uma possibilidade de ocorrer morte súbita por apoplexia(derramamento de sangue no interior de um órgão) ou hemiplegia(paralisia total ou parcial da metade lateral do corpo). Pode indicar anda espasmos musculares, ansiedade. neuroses e humor choroso. Deck refere ainda indicar debilidade e falência motora dos membros inferiores.
Eixo divergente na parte superior
Eixo divergente na parte inferior
Este sinal pode indicar debilidade muscular. paralisia e espasmos dolorosos que se irradiam para a região glútea. Ackermann refere a importância de se identificar os sulcos de contração ou anéis de tensão, bem como verificar se existe uma área de debilidade na área dos membros inferiores fato este que reforça o que já foi dito.
Eixo divergente na parte inferior
Eixo desviado para a direita
Nestas circunstâncias este sinal denota uma possibilidade de ocorrer hemiplegia direita(paralisia total ou parcial da metade lateral do corpo). Desequilíbrios orgânicos também podem ocorrer, tais como fenômenos irritativos em cerebelo e labirinto. Se a direção do eixo axial estiver entre 5 e 11 horas no relógio é um indicador de distúrbios biodinâmicos. como também da bexiga, com irritação no trato urogenital que podem se manifestar de disúria(dificuldade para urinar que pode ser acompanhada de dor).
Eixo desviado para a direita
Estaremos em contato através do suporte tira dúvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com