RAYID E OS ANÉIS
Também podemos com a ajuda dos anéis, complementar a avaliação dentro do sistema Rayid, pois as alterações orgânicas indicativas são criadas como resultado da relação do homem com o meio,indicando assim o estado emocional predominante dos anéis.
Vamos estudar e fazer uma análise dos anéis nos aspectos orgânico e emocional e desta forma termos uma visão maior do grau de aprofundamento no laudo comportamental Rayid.
Os anéis da iridologia são desenvolvidos como mecanismo da relação do sujeito com o meio e consequentes disfunções psicofísicas. Segundo Batello (1999) são descritos da seguinte forma:
São eles:Anel de realização,Anel de propósito Anel de harmonia,Anel de determinação,Anel de neurastenia.
OS ANÉIS
Anel de realização
Anel de realização
Anel de realização
Estrias concêntricas circundando a pupila indicam pessoas voltadas para a realização, vivem numa ansiedade constante, aparência bem educada, de estar tudo sob controle e não precisar de nada. Johnson (1984).
Denominado anel de tensão ou anel nervoso na iridologia orgânica, este anel indica uma condição de ansiedade e estresse, que resulta em restrição do suprimento nervoso e sanguíneo. Pode denotar um mau estado neuromuscular. Batello (1999).
Os anéis de tensão ou anéis nervosos, também denominados de sulcos de contração em oftalmologia, constituem um sinal que aparece na íris como sulcos de concêntricos e podem ser
descontínuos. São comumente considerados como indicativos do grau de tensão nervosa do individuo. Sua coloração pode variar, segundo a hiper ou hipoatividade. Às vezes, podem aparecer na área do estomago, indicando problemas digestivos, que podem piorar devido a sintomas de origem psicossomática.
Quando sofrem solução de continuidade, o inicio, o trajeto e o fim de cada anel demonstram quais as partes do corpo que podem estar sofrendo fenômenos dolorosos à tensão.
Este sinal, mais do que indicar estresse ou tensão psíquica, denota tônus muscular elevado. Quase sempre os indivíduos que o apresentam têm aparecia de calmos. Batello (1999).
O anel de realização podem regulam o tônus, contratibilidade e vitalidade dos músculos esqueléticos, incluindo os músculos respiratórios e estruturas anexas. Geram hipotonias, hipertonias, espasmos, alterações de contratibilidade, flexibilidade. Influenciam distúrbios
posturais e articulares.
Anel de propósito
Anel de propósito
Anel de propósito
Um anel escuro na superfície da íris indica um sentido de objetividade especial,capacidade de concentração, perseverança em busca de sua missão na vida. Johnson (1984).
Denominado anel de pele ou anel escamoso, indica dificuldade de eliminação das toxinas pela pele por alterações metabólicas, devido a má circulação. Batello (1999).
O anel de propósito está relacionada a distonias do sistema nervoso simpático e parassimpático que, provocam alteração na temperatura da pele, principalmente quando envolvidos no sistema de alarme e impede a boa troca metabólica.
Anel de harmonia
Anel de harmonia
Anel de harmonia
Uma série de pontos brancos ou amarelos na direção da periferia da íris, essas pessoas tendem a ter dificuldade com o embate, possuem ideais elevados e costumam negar a si mesmos. Johnson (1984).
Denominado rosário linfático na iridologia orgânica, esse anel indica congestão e estagnação do tecido linfático. Batello (1999).
O anel de harmonia regulam funções metabólicas, imunológicas, a proliferação e diferenciação celular e a fisiologia dos tecidos incluindo a dinâmica dos líquidos e materiais intercelulares. Pode provocar distúrbios hormonais, metabólicos e suas conseqüências (obesidade, edema, distúrbios de crescimento e puberdade, síndrome do “stress”, hipo ou hiperglicemia) e alterações no sistema imunológico. Sendo que a congestão da circulação linfática provoca edemas, inflamação das células, acumulo de muco e nódulos.
Anel de determinação
Anel de determinação
Anel de determinação
Uma faixa branca continua na periferia da íris identifica opiniões fortes, decisivos e determinadas, possuem pouca capacidade de flexibilidade, Johnson (1984).
Denominado na iridologia orgânica como arco senil, este anel indica má circulação arterial, enfraquece a memória, acumula placa de colesterol. Há má circulação de sangue devido a dificuldade e envelhecimento vascular. Batello (1999).
O anel de determinação através dos nervos viscerais regulam as funções viscerais: circulatórias (tônus vasomotor) e digestivas. Lembrando aqui que o anel de determinação
também é denominado anel de colesterol e anel senil e que o colesterol é metabolizado no
fígado. Portanto tal couraça pode impedir um bom funcionamento do metabolismo do fígado,
gerar colesterol, envelhecer as artérias e formar o anel de determinação.
Anel de neurastenia
Anel de neurastenia
Anel de neurastenia
Uma borda pupilar avermelhada que indica tendência a um tônus parassimpático exagerado, ou seja, hipersensibilidade orgânica, angustia, ansiedade e somatizações, Berdonces (1997).
Denominado na iridologia orgânica como anel de assimilação ou absorção, indica dificuldade de absorção de nutrientes por parte do trato gastrointestinal, Batello (1999).
O anel de neurastenia através do estresse, sinalizado por ele, altera todo o organismo provocando o desequilíbrio das secreções endócrinas, desregulando as funções metabólicas e imunológicas.
Isso significa que “as atitudes musculares e as atitudes de caráter têm a mesma função no mecanismo psíquico, podem substituir-se e podem influenciar-se mutuamente. Basicamente, não podem separar-se. São equivalentes na sua função”. Reich(1986).
Sobreposição dos Anéis
É importante saber que as estruturas dos anéis se modificam, suscitando maior complexidade a partir do anel de tensão. Isso porque a contração muscular dificulta a circulação, diminui o metabolismo, impede a eliminação de toxinas, aumenta o nível de estresse e assim por diante. Os anéis estruturais evoluem concomitante com o reflexo orgânico. Poderá haver apenas um anel ou evoluir para sobreposição de vários anéis.
Vários Anéis em uma só Iris
Vários Anéis
Anéis Estruturais
Segundo Almeida (2004), fisiologicamente, numa situação de prazer, ocorre uma expansão do organismo como um todo, provocada pela atuação do sistema nervoso parassimpático; numa situação de tensão desagradável, o organismo se contrai decorrente da atuação do sistema nervoso simpático, que responde a todo e qualquer estresse seja ele físico e/ou psíquico e provoca uma condição de simpaticotonia na musculatura, mostrando esta intima relação mente-corpo.
A íris apreende todo movimento orgânico decorrente do prazer e desprazer e a iridologia decodifica desde o século XIX o mapa humano descrito na íris.
Convém esclarecer que os anéis estruturais são construídos, adquiridos na dinâmica desta relação e, portanto, podem ser desconstruídos, amenizados, modificados posteriormente a um trabalho psicoterapêutico.
Estaremos em contato através do suporte tira dúvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com