5°Aula: CIFRAS


 

Entendendo as Cifras

 

As Cifras são um padrão usado para entender as notas, usando letras, facilitando  na hora de escrever a melodia de uma musica, decore todas elas, pratique cada nota para conhecê-la melhor, assim fica mais fácil a compreensão.

Cifras Notas
C        Dó
D        Ré
E        Mi
F        Fá
G      Sol
A       Lá
B       Si

 

Sustenidos e Bemóis

 

Sustenido (#) aumenta a nota de meio tom.

Bemol (b) o som da nota é baixado de meio tom.

Exemplos de cifras usando o sustenido:

C#
D#
E# –Nota igual a F(Fá)
F#
G#
A#
B#-Nota igual a C(Dó)

Exemplos de cifras usando o Bemol:

Cb – Nota igual a B(Si)
Db – Re Bemol
Eb – Mi Bemol
Fb – Nota igual a E(Mi)
Gb – Sol Bemol
Ab – Lá Bemol
Bb – Si Bemol

 

Obs: Nos intervalos naturais entre Mi e Fá e Si e Dó, escrevemos normalmente os sustenidos e bemóis, mas na prática é tocado a nota seguinte, ou seja, Mi sustenido é tocado a nota Fá, assim como Fá bemol é tocado a nota Mi. O mesmo acontece no intervalo natural entre Si e Dó, mas a escrita musical ( Nomenclatura é um sistema de nomes ou termos ) é usado os símbolos sustenidos e bemóis.

 

 

Cifras e Acordes

Um acorde é um conjunto de notas (vamos falar sobre Acordes posterior). Porem e muito comum chamarmos o acorde de nota. Uma nota musical representa apenas um som, e como já foi falado o acorde é um conjunto de notas, que podemos denominar como: Acorde Maior ou Acorde Menos.

 

- Quando escrevemos apenas a letra, como por exemplo "C", está subentendido que o acorde é Maior. Portanto "C = Do Maior". Não é correto escrever o "M" maiúsculo para denominar o acorde maior, deve-se escrever apenas a letra do acorde mesmo.

- Se quisermos que o acorde seja menor temos que escrever um "m" minúsculo após a letra. De acordo com essa regra temos: "Cm = Do menor".



 

 

 

Estaremos em contato através do suporte tira dúvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com

Produtos Relacionados