As Mãos
O Instrumento violão, é executado com o auxílio das nossas duas mãos. Indicamos os dedos da mão esquerda com números, e os da mão direita pela primeira letra do seu nome.
A mão direita
Serve para executar os ritmos, desde uma batida, um dedilhado ou até mesmo um solo, tocando as cordas próximas à boca do violão (abertura circular no meio da caixa de ressonância),
ou dependendo do tipo de timbre que se quer tirar das notas na corda pode ir com a mão direita mas para o lado do cavalete ou do braço.A mão direita para um bom desempenho, deve ficar próximo da boca do violão, e o braço apoiado confortavelmente com o cotovelo na parte superior traseira da caixa de ressonância, assim como mostra a figura:
A mão esquerda
Serve para pressionar as cordas entre um traste e outro contra o braço do violão, para que, com o auxílio da mão direita, possa tirar (produzir) o som das notas musicais tanto em um solo,
como em um acorde (veremos adiante sobre notas e acordes). A mão esquerda tem que ficar de tal forma posicionada que você possa usar-la livremente de um lado para o outro do braço do violão e percorrer todas as casas. Veja a figura:O dedo da mão tem umas indicações que você deve saber para facilitar o aprendizado e a execução dos exercícios de dedilhado e solo com maior precisão, como foi descrito no inicio da aula.
As Unhas:
Mão direita:
Todos os dedos da mão direita têm que estar com as unhas um pouco grandes
para obter um bom som, e arredondadas conforme o molde do dedo, para deslizarem sobre as cordas, com isso obter um bom dedilhado. A pele dos dedos abafa o som das cordas, tirando a sua beleza.Obs.: O dedo mínimo da mão direita não é utilizado em execução.
Mão esquerda:
Todos os dedos da mão esquerda têm que estar com as unhas bem curtas,para facilitar os exercicios.
Veja o esboço da mão esquerda:
Obs.: O polegar serve apenas como base
para apoiar a mão em determinado local do braço do violão e ajudar a pressionar as cordas contra o braço. Geralmente ele não ultrapassa a parte superior do braço, ficando no meio, para deslizar livremente sobre o braço tanto para esquerda quanto para direita. A palma da mão nunca encosta a parte de baixo do braço.Veja a figura:
Veremos adiante como você vai utilizar cada dedo das mãos de forma adequada.
Posição da mão direita no violão
Depois que aprender o nome de cada corda, vamos aprender sobre o posicionamento da mão direita sobre as cordas do violão.
Com o dedo polegar, você vai tocar apenas os “bordões“
(Cordas mais grossas 4ª, 5ª e 6ª),
você vai tocar com os dedos Indicador, médio e anular, as cordas “primas“
(Cordas mais finas 1ª, 2ª e 3ª),
O formato e posicionamento que sua mão direita deve ficar de forma livre. Vamos lá! Faça um sinal de “Legal” com a mão direita (dedos fechados na palma da mão e só o polegar esticado para cima), continue com o polegar esticado e reto, agora abra um pouco os dedos indicador, médio e anular, coloque eles cada um em sua respectiva corda (veja acima a indicação). Veja no esboço, como os dedos de sua mão direita têm que ficar posicionado no violão:
Nesse outro esboço, você pode verificar que uma boa posição da mão direita no violão é importante.
obs.: Deixe sua mão direita nas cordas e no meio da boca do violão. O dedo mínimo, não é utilizado na execução.
Vá treinando a seqüência:
6ª corda solta (Usando o polegar).
5ª corda solta (Usando o Polegar).
4ª Corda solta (Usando o polegar).
3ª corda solta (usando o indicador).
2ª corda solta (usando o médio).
1ª corda solta (usando o anular).
Execute este exercício descendo e subindo, sem fugir da regra e posição da mão.
Vídeo-Exercicio Mão Direita- P-IMA
Estaremos em contato através do suporte tira dúvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com