8º-45ºaula-PUPILOLOGIA ORLA PUPILAR INTERNA (OPI)


 

ORLA PUPILAR INTERNA

 

 
A Orla Pupilar Interna (OPI) é o prolongamento anterior da estrutura retínica, é um anel compreendido entre a pupila e a íris. Mostra-se como um anel acidentado composto de melanina sobre a borda da pupila. A OPI fornece indicações clínicas .
Segundo o médico inglês, Dr. John Andrews é ela quem revela a força motriz do indivíduo, ou seja, se a pessoa é disposta, se reage bem a tratamentos ou não e ainda se alguma vez esgotou seu tanque de energia vital
 
A largura ou diâmetro da OPI é medido em mícrons. Essa escala foi desenvolvida pelo Dr. Vicenzo Di Spazio na Itália.
A espessura média da OPI gira em torno de 250 microns.
As OPIs são classificadas como: Hipertrófica, Normotrófica, Parcialmente Hipotrófica ,Hipotrófica, Parcialmente Atrófica e Atrófica.
 
 

(3º) diferentes alterações morfocromáticas

 
 

(01) OP.I. Hipertrofica

 Hipertrofica (OPI)

Entende-se por hipertrofica a Orla Pupilar Interna cuja espessura media gira em tomo de 280-300 microns. О terreno da pessoa ё condicionado pela notavel tendencia as manifestagoes produtivas e de hiperplasias. Sobre о plano cardiocirculatorio se observa a progressiva elevação da pressão arterial (em particular a pressão diastólica), ate о quadro de hipertensão permanente. Dela deriva a secundaria co-participação renal, que em casos crônicos pode determinar uma verdadeira e própria insuficiência. No âmbito metabólico são caracterizadas pelas alterações no ciclo do acido úrico (Hiperuricemia. gota). dos lipídios (hiperlipidemia, hipercolesterolemia) e dos carboidratos (hiperglicemia, diabete). О sistema osteoarticular pode ser comprometido por processos artrósicos e artríticos, também com uma possível co-participação autoimunitária (ver artrite reumatoide).Terreno “Alérgico” em condições de desenvolver patologias de caráter autoimune. Irritabilidade e ânsia na esfera psíquica.

A hiper-reatividade do sistema imunitário, típica destas pessoas pode condicionar respostas de característica alérgica e em casos graves pode desencadear patologias auto imunitárias (Hipertireoidismo. Artrite Reumática. Les. Dermatomiosite,Esclerodermia, Diabete melito, Glomerulonefrite pos-estreptocócica. etc.). О sistema neurovegetativo pode condicionar- respostas flogísticas(inflamado) a nível gastroduodenal e, em casos mais graves, favorecer о aparecimento de processos de genes ulcerativas.

A tendência a notáveis distúrbios no campo reumatológico é devido, em parte ao desequilíbrio , que se manifesta com acúmulo da quota de ferro a nível articular e com a sucessiva danificação da membrana sinovial. provocada pela peroxidação lipídica causada pelos radicais livres.

Por estes motivos. é necessário sempre pensar no caso das pessoas com O.P.I. hipertrófica e associá-las a eventualidade de notáveis distúrbios na atividade do Ferro e do Manganês.

 

 

(02) O.P.I. Normotrofica

 Normotrofica O.P.I.

Considera-se normotrófica a O.P.I. caracterizada por uma regular morfologia e por uma constância da sua espessura (cerca de 250 microns). Neste caso resultam otimizadas as defesas imunitárias da pessoa, isto sempre que a avaliação semiótica complexiva não revelar a presença de fenômenos patológicos em outras áreas iridológicas.

Paralelamente se observa uma equilibrada capacidade reativa da esfera psíquica.

Ё possível se observar uma morfologia normotrófica da O.P.I. na presença de patologias de tipo degenerativo, mesmo se esta eventualidade parece ser aparentemente contraditória com о que foi afirmado anteriormente. Nestes casos о passado clinico do paciente ё solidamente mais favorável ,aumento dos tempos de sobrevivência média. menor incidência de secundarismos positive resposta biológica as terapias convencionais e não convencionais. menor incidência de patologia infectivas ligadas a imunodepressão, etc. Não obstante, as normais expectativas prognosticadas.

 

 

(3) O.P.I. Parcialmente hipotrófica

 Parcialmente hipotrófica O.P.I

Variações na composição morfológica da Orla Pupilar Interna (particularmente na sua espessura) confirmam indiscutivelmente descompensações no equilíbrio psicoimunológico da pessoa. Toda vez que se modifica a relação de harmonia morfoestrutural da O.P.I., faz-se necessário avaliar о estado de relativa compensação energética realizada em correspondência com a aura (orla irídea externa).

Se também о potencial bioenergético representado ao nível da aura esta desequilibrado então о prognostico de qualquer forma patológica agrava-se sensivelmente.

É então, no final do balanceamento (equilíbrio) entre as duas formas opostas representadas. que se mantem о dinâmico equilíbrio da energia vital de cada um de nós, segundo um preciso raport:

Em iridologia diagnostica são notavelmente indicativas as diminuições da estrutura morfológica relação aos hemisférios superior e inferior da Orla Pupilar Interna.

Particularmente a diminuição do hemisfério inferior, denuncia possíveis alterações no estado comportamental do paciente acompanhado (nos casos mais graves) de episódios depressivos e por manifestações psicóticas maníacas.

Mais frequentemente se tratam de neuroses fóbico-ansiosas que tão somente nos pacientes submetidos também, por um continuo stress ambiental (família. trabalho. relações sociais), podem resultar em verdadeiras e próprias síndromes psicóticas.

Não devemos nos esquecer que a diminuição ou melhor ainda a atrofia setorial da Orla Pupilar Interna especifica a porção orgânico-funcional do organismo, sede de hipoatividades e de debilidades metabólicas.

Neste distrito, se já estão manifestadas alterações no tecido da íris (lacunas, manchas, fibras transversais. morfologias bizarras. etc.), poderão realizar-se no tempo, os pressupostos para о surgimento dos quadros patológicos também graves.

 

 

(04) OP.I. Hipotrofica

 Hipotrofica O.P.I

Entende-se hipotrófica a O.P.I caracterizada por uma sensível diminuição da espessura avaliável em tomo dos 75-100 microns. As defesas imunológicas da pessoa são mais fracas, e isto se traduz com uma menor capacidade de resistência as infecções virais e bacterianas as agressões ambientais (stress, poluição, incorreta alimentação. etc.), e nas pessoas predispostas. a noxae oncogenéticas.(«nociva»predisposição a tumores)

Sob о perfil semiótico homeopático a hipotrofia da Orla Pupilar Interna caracteriza os terrenos ‘‘frios” (psóricos alérgicos). Os pacientes lamentam, neste caso, um agravamento da sintomatologia com о frio ou com as aplicações frias; e um melhoramento relativo com о calor ou com as aplicações quentes. As patologias mais frequentemente verificáveis são aquelas alérgicas. geniturinárias e reumáticas. A semiótica iridológica associa a O.P.I  hipotrófica a midríase pupilar e a atrofia das margens da coroa, elementos que confirmam о enquadramento alérgico.

 

 

(05) O.P.I. Parcialmente atrófica

 Parcialmente atrófica O.P.I.

A O.P.I é caracterizada pela completa atrofia em proporções mais ou menos extensas do seu território. A interrupção pode ser focal, segmentaria, setorial ou hemisférica.

Sob о plano semiótico e evidenciada pela posição do segmento atrófico a esfera orgânico-funcional imunodepressiva. Neste caso a presença de lacunas, manchas e morfologias bizarras em relação a zona pertinente especificará о órgão e a função lesados. A particular morfologia da O.P.I indica também um desequilíbrio da esfera emotiva do paciente. Esta ultima avaliação deve ser completada com a associação de outros dados semióticos соmо a pigmentação amarelada da O.P.I a atrofia da margem da coroa, a presença dos anéis de contração nervosa, a aura (orla irídea externa) cinza ou verde, etc.

 

 

(06) OP.I. atrófica

 Atrófica O.P.I

A total falta de relevo morfológico direciona a dois tipos diferentes de diagnósticos: о primeiro especifica a respeito de planos orgânicos e funcionais a intensificação de distúrbios hemocirculatórios e etiologia hipotensiva.

О segundo dá indicações sobre о intrínseco potencial energético da pessoa. Na criança a ausência da O.P.I  e fisiológica na segunda infância (mais precisamente ate о 4° ou о 5° ano de vida), isto é quando ainda não alcançaram uma completa maturação do sistema nervoso.

No adulto ao invés, indica uma notável carência de reservas energéticas e consequentemente uma fragilidade do próprio terreno, entendido no sentido de escassa eficiência psicoimunológica e de limitadas capacidades de reação aos estímulos patológicos exógenos.(estímulos externos )

No período senil (envelhecimento)observa-se um progressivo desaparecimento da Orla Pupilar Interna determinada por genéricas condições para fisiológicas de involução.

Ao contrario a persistência do relevo morfológico pupilar, ressalta no ancião. a presença de discretas reservas vitais.

É importante recordar à importância da observação paralela do relevo morfológico correspondente as margens da coroa, que em iridologia diagnóstica recebe о nome de angulo de Fuchs.

О seu exato significado semiológico reside na descrição das reservas psiconervosas e mais genericamente do equilíbrio imunodefensivo, evidenciando, deste modo, os aspectos já delineados da Orla Pupilar Interna. A falta de reservas nervosas que caracterizam a pessoa hipostenica se revela com um consistente arredondamento do angulo de Fuchs, denunciável tecnicamente com a incidência lateral sobre о plano da íris de um facho luminoso orientado (hoje se tende a substituir a simples lâmpada de poucos watts de potencia pela mais precisa e versátil fibra ótica).

É, portanto com a associação dos dados semiológicos (neste caso O.P.I atrófico + angulo de Fuchs arredondado ou achatado) que na iridologia pode-se preventivamente delinear, a gravidade ou não de um processo patológico.

Definitivamente, a completa atrofia da Orla Pupilar Interna denuncia uma notável redução do potencial energético, que move os seus passos a partir de um estado degenerativo do sistema psiconervoso e que envolve progressivamente as outras funções do organismo. De fato também о sistema muscular é comprometido na sua componente tônica, manifestando uma generalizada tendência a hipotonia e a escassa resposta tensiva.

Se a total atrofie da O.P.I. é acompanhada por uma contemporânea miose e por uma característica arreflexia pupilar(rigidez pupilar absoluta ), о quadro iridológico do paciente exprime uma redução das capacidades relacionais que, em alguns casos, pode vir a atingir um aspecto de desestruturação profunda da personalidade, alimentada por agravante atrofia cerebral (demência senil ou doença de Alzheimer que se manifesta antes dos 65 anos de idade).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estaremos em contato através do suporte tira dúvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com

Produtos Relacionados