11ºAula: Escala diatônica


 Escala diatônica

Escala diatônica

Escala diatônica é uma escala de oito notas, com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal de qualquer escala. A escala diatônica é típica da música ocidental e concerne à fundação da tradição da música européia. As escalas modernas maior e menor são diatônicas, assim como todos os sete modos tonais utilizados atualmente.

Histórico

As escalas que hoje em dia são conhecidas como escala maior e escala menor, na Era Medieval e na Renascença, eram apenas dois dos sete modos formados por cada escala diatônica iniciada a cada uma das sete notas de uma oitava sendo a oitava nota numa escala a repetição da primeira nota, logicamente, uma oitava acima.

No início da Era da Música barroca, a noção musical de tonalidade estava estabelecida, baseada na idéia de um tríade central em vez de um tom central de cada modo. As escalas maiores e menores dominaram a música ocidental até o início do Século XX, parcialmente porque os seus intervalos são perfeitos para reforçar a ideia do  tríade central. Alguns modos da Igreja sobreviveram até o início do Século XVIII, e até apareceram ocasionalmente durante a era clássica e novamente na música erudita do Século XX, e mais tarde no Jazz e em alguns Rock progressivos, como podemos ouvir na música moderna.

Teoria da Escala Diatônica

Todas as escalas musicais empregadas na música ocidental não passam de variantes da escala diatônica. Ela teve origem na antiga Grécia.

O sábio grego Pitágoras acreditava que tudo no universo está governado pelos números. Ele notou que, quando uma corda esticada é posta em vibração, ela produz um certo som. Se o comprimento da corda vibrante for  reduzido à metade, um som mais agudo é produzido, que guarda uma relação muito interessante com o primeiro. Para entender melhor o que Pitágoras fez, vamos pensar  na corda dó de uma viola ou violoncelo moderno. Quando submetida a uma certa tensão, se a corda  vibra em toda a sua extensão, ela produz um som de uma certa frequência, que se convencionou chamar de dó. O instrumentista varia o comprimento da corda vibrante, pondo o dedo em certas posições na corda. O que Pitágoras fez foi dividir a corda segundo a sequência de frações . Assim foram obtidas as notas que hoje nós chamamos dó, sol, fá, mi.

Assim, seguindo o método acima, procurado achar a dominante de cada nota obtida (multiplicando sua frequência por 3/2), acabamos por obter a escala diatônica completa:

Obs: Releia as aulas 2 e 3 de nosso curso.

Segue abaixo uma tabela que irá lhe ajudar e muito nesse processo

ESCALAS MAIORES OU DIATÔNICA

As 7 notas musicas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI nessa seqüência é utilizada como base de formação da “Escala maior”. Vale relembrar que, quando a distância de uma nota for 1 tom será utilizado a letra “T“para simplificar. Quando a distância for de apenas 1/2 tom (meio tom) será utilizado a letra “S“(semitom). Agora vamos pegar essa seqüência de notas e mostrar como vamos tirar a base de formação da escala maior. A seqüência DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI, na hora de somar a distância entre uma nota e outra, os acidentes(“# “e “b”) entram na soma.Lembre-se: toda nota vale 1/2 tom(meio tom), e o intervalo vai somar a distância entre uma nota e outra!!!

Qual a distância entre DÓ e RÉ?  A distância é 1 tom.

Qual a distância entre RÉ e MI? A distância é “T“(1 tom).

Qual a distância entre MI e FÁ?

A distância é “S“( 1/2 tom). Entre MI e FÁ não tem nenhum acidente(“#” ou “b”)

Qual a distância entre FÁ e SOL? A distância é “T“(1tom).

Qual a distância entre SOL e LÁ? A distância é “T“(1tom)

Qual a distância entre LÁ e SI? A distância é “T“(1tom).

Qual a distância entre SI e DÓ? A distância é “S“(semitom,1/2 tom, ou, meio tom).

Obs.: Como você pôde perceber, ao chegar na ultima nota(SI), fizemos referência de distância com a nota DÓ, essa nota DÓ fica sendoVIII grau(oitavo grau). o que muda é que o 1° DÓ (I grau) terá o Som mais Grave que o 2° DÓ(VIII grau).

Esse é o jeito mais fácil para você saber como é formado e como formar a escala maior. Aprenda essa regra:T T S T T T S, Lembre-se o I grau(primeiro grau) determina o nome da escala. E a escala vai determinar o TOM da música. Por exemplo essa escala que utilizamos, o tom dela é DO maior ou simplesmente escala de DÓ .

Escala de DÓ maior

Esse modelo em graus da escala de C, será nosso modelo para todas as escalas. Sempre lembrando os semitons entre os intervalos III e IV assim como VII e VIII.





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