12ºAula: Escala diatônica ou Maior


 Escala diatônica ou Maior


 Veja agora como essa regra T T S T T T S é utilizada em todas as notas naturais(DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI) para a formação de cada uma escala maior:

Escala de DÓ maior



 Escala de RÉ maior



Escala de MI maior



Escala de FÁ maior



Escala de SOL maior



Escala de LÁ maior



Escala de SI maior



Sugiro que você pegue um caderno comum e faça várias vezes todas as escalas utilizando apenas a regra T T S T T T S, caso você tenha alguma dúvida, volte e analise as figura e faça um comparativo. Para você entender a próxima aula, você tem que saber formar as escalas maiores em todos os TONS. Mais adiante, falaremos mais sobre escalas. Lembre-se de que todas as escalas musicais empregadas na música ocidental não passam de variantes da escala diatônica.

Exercício: Com o auxilio do o diagrama do braço do violão , você poderá montar todas as escalas em diferentes regiões.

OBS: A localização das notas em sustenido (#) corresponde às mesmas em bemol(b).




 

 Vídeo: Escala diatônica ou Maior






Estaremos em contato através do suporte tira duvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com

Produtos Relacionados