ESCLEROLOGIA OBSERVAÇÃO DA COLORAÇÃO
A esclera é o branco do olho, às vezes, não possui uma cor branca pura, mas possui vários tons.
Em crianças
Em crianças pequenas, quase sempre a esclera mostra uma cor azulada, que não tem valor patológico. Apesar de ser branca, a esclera também conhecida como esclerótica pode apresentar, no entanto, coloração azulada em crianças e recém-nascidos, quando ainda é muito fina.
Nos idosos
Nos idosos ou que envelheceram prematuramente, a cor branca perde sua intensidade e brilho, tendo uma aparência opaca e suja, entretanto, ela pode se tornar amarelada devido ao acúmulo de gordura e calcificação.
Existem cores que mostram a presença de alterações, como olhos amarelos ou amarelados, típicas de pessoas que sofrem de icterícia . Este sinal é encontrado em pacientes graves do fígado, podendo adquirir um tom tão forte que atinge uma cor ocre, marrom ou até esverdeada. É um sinal para se observar, pois afirma suspeitar de problemas no fígado.
A cor amarelada também é típica em pessoas que sofrem de um processo cancerígeno. Esse amarelecimento também é expresso em toda a pele da pessoa afetada.
Vermelhidão
Nos principais distúrbios sanguíneos ou doenças cardíacas, você observará uma vermelhidão geral da esclera, devido à presença de hemorragias mais ou menos difusas.
Intoxicação
Em pessoas intoxicadas pelo abuso de drogas, é possível ver depósitos de cores mais ou menos sujos, variando de amarelo a cinza.
Estaremos em contato através do suporte tira dúvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com