6ºaula-TECIDO ÓSSEO



TECIDO ÓSSEO

 O tecido ósseo (figura 21) é o constituinte principal do esqueleto e apresenta diversas funções, dentre as quais podemos destacar:

- suporte para as partes moles;

-proteção de órgãos vitais;

-aloja e protege a medula óssea;

-garante apoio aos músculos esqueléticos;

-sistema de alavancas que aumentam as forças produzidas na contração muscular.

-depósito de minerais (cálcio, fosfato, etc.), armazenando-os ou liberando-os conforme a necessidade do organismo.

 

FIGURAS 21 – COMPONENTES DO TECIDO ÓSSEO 

                                          

 Todos os ossos são cobertos em suas superfícies externas e internas por membranas conjuntivas que são o periósteo e o endósteo, respectivamente. O tecido ósseo é formado por células, denominadas osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. A atividade dos osteoblastos e osteoclastos permite a remodelação dos ossos.

-Osteócitos: células achatadas, essenciais para a manutenção da matriz óssea. A morte dessas células é seguida pela reabsorção da matriz. Apresentam pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso, aparelho de Golgi pequeno e núcleo com cromatina condensada.

-osteoblastos: são responsáveis por produzir a parte orgânica da matriz óssea (colágeno, proteoglicanas e glicoproteínas adesivas). Concentram fosfato de cálcio e participam da mineralização da matriz. Quando aprisionado pela matriz recém-sintetizada, essa célula passa a ser denominada osteócito.

-Osteoclastos: células maiores, bastante ramificadas, com regiões dilatadas que exibem mais de 50 núcleos. Apresentam citoplasma granuloso e originam de precursores mononucleados provenientes da medula óssea que, ao contato com o tecido ósseo, se unem para formar os osteoclastos multinucleados. Atuam na reabsorção óssea.

FIGURA-22

 

Tecido ósseo Orgânico e Inorgânico

O tecido ósseo é dividido em: parte orgânica e inorgânica, que são descritas logo abaixo:

-Parte orgânica: formada por fibras colágenas (tipo I) e por pequena quantidade de proteoglicanas e glicoproteínas adesivas. A dureza e a resistência do tecido ósseo estão associadas à associação de hidroxiapatita com as fibras colágenas.

-Parte inorgânica: apresenta íons como o fosfato e o cálcio, além de bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e pequena proporção de citrato. O cálcio e o fosfato formam cristais. A mineralização consiste na deposição de íons inorgânicos, principalmente fosfato de cálcio. O cálcio dos ossos está em constante troca com o cálcio dos líquidos extracelulares.

  Durante o crescimento, o osso é sensível a diversos fatores nutricionais: deficiências em proteínas, cálcio, vitaminas D e C, além de estímulos hormonais (testosterona e estrógenos), que influenciam no aparecimento e o desenvolvimento dos centros de ossificação. Na coluna vertebral, a mineralização adequada do tecido ósseo irá garantir proteção à medula espinhal e às demais estruturas musculoesqueléticas conectadas às vértebras. 

FIGURA 23 –

                     

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

 As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que reveste as extremidades ósseas, os ligamentos, o líquido sinovial e a cápsula articular.

O tecido cartilaginoso é constituído por um material intercelular rico em fibras colágenas e condrina, uma substância mucopolissacarídica. Esses componentes são produzidos por células chamadas condroblastos (condro: cartilagem; blastos: células jovens).  

 A cartilagem é desprovida de vasos sanguíneos. Os nutrientes difundem-se pela substância intercelular a partir de vasos sanguíneos localizados no tecido conjuntivo que envolve a cartilagem, chamado pericôndrio (peri: ao redor; condro: cartilagem). No pericôndrio também existem fibroblastos que podem dar origem em condroblastos, permitindo assim o crescimento e, eventualmente, a regeneração do tecido cartilaginoso.

FIGURA-24- Articulações Sinoviais


Coluna Vertebral

Na coluna vertebral, existem dois tipos de articulações: as diartroses e as anfiartroses, que são brevemente descritas abaixo:

Diartroses: são as articulações verdadeiras; apresentam superfície revestida de cartilagem, com líquido sinovial e cápsula articular.

Anfiartroses: são as articulações “falsas”; recebem essa denominação pelo fato de não apresentarem as características essenciais de uma articulação sinovial. No entanto, permitem a produção de movimento. São responsáveis pelos movimentos da coluna. Apresentam pequenos movimentos.

 Algumas articulações da coluna apresentam características especiais.

 Articulação occipitoatlóidea – apresenta grande quantidade de ligamentos, que realizam a manutenção e a proteção dessa articulação.

Articulação atlantoaxóidea – tem a estabilidade garantida, graças à presença dos ligamentos transverso e cruciforme, além do ligamento nucal, que protege contra uma excessiva flexão da cabeça.

Articulação sacroilíaca - apresenta pouquíssima mobilidade; suas superfícies articulares são revestidas por cartilagens. Os ligamentos sacroilíacos aumentam a sua estabilidade.

Articulações sacrococcígeas - apresenta diversos ligamentos, o que garante bastante estabilidade a essa região.

Sínfise púbica - também conta com muitos ligamentos, é uma articulação do tipo anfiartrose.

FIGURA 25 –










Estaremos em contato através do suporte tira duvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com

Produtos Relacionados