8ºaula-QUICK MASSAGE TRIGGER POINT (PONTO GATILHO – PG)



QUICK MASSAGE
TRIGGER POINT (PONTO GATILHO – PG)


Um ponto gatilho é uma área de facilitação de contato do nervo com o músculo ou tecido conectivo associado, que cria pequenas áreas de tensão ou micro espasmos (contração involuntária da musculatura). É agravado por estresse das mais variadas origens. Esses pontos são bastante sensíveis à pressão (são hiperirritáveis) e quando estimulados se tornam local de dolorosa neuralgia.

O ponto gatilho é um ponto da musculatura, normalmente da região cervical, escapular, glútea ou da panturrilha, acometido por alterações biomecânicas que geram tensões musculares. A tensão muscular ocorre por um erro na contração do músculo inflamado.

FIGURA 31 – PONTO GATILHO  




Se um ponto gatilho estiver próximo aos pontos do nervo motor, o indivíduo pode

Figura 31.2



apresentar dor referida  (sentidas em um ou mais locais diferentes) causada por estimulação do nervo.  

Frequentemente, a área do ponto gatilho é o ponto motor no qual a estimulação do nervo gera uma contração num feixe de fibras musculares, que então ativam todo o músculo.



FIGURA 31.3-DOR REFERIDA


 O ponto gatilho miofascial foi exaustivamente estudado e denominado de diversas maneiras, tais como: fibrosite, miosite, fascite, nódulo fibrocístico, entre outros. A figura 32  mostra os locais mais comuns de manifestação dos pontos gatilhos:         

     LOCAIS COMUNS DE APRESENTAÇÃO DOS PONTOS-GATILHOS 

 FIGURA 32 –


 Não se sabe, ao certo, se os pontos gatilhos são originados de um desequilíbrio do tecido conectivo ou do neuromuscular, mas acredita-se fortemente que exista uma relação neuromuscular nesse processo, associada com uma reação neuroendócrina.

São conhecidos diversos fatores que podem promover a perpetuação de um ponto gatilho reflexos, mecânicos e sistêmicos. Aqui, serão destacados os mecânicos:

-desvio postural em pé/sentado;

-desvios na marcha;

-imobilização (por exemplo: indivíduos acamados ou engessados);

-estresse no trabalho;

-sapatos e roupas apertadas/mal ajustadas/desconfortáveis;

-mobiliário ergonomicamente inadequado.

 A massagem sobre os pontos gatilho estimulam terminações nervosas proprioceptivas, promovem liberação de encefalina(As encefalinas são neurotransmissores) e alongam estruturas musculotendíneas que geram relaxamento muscular reflexo, por meio dos órgãos tendinosos de Golgi (OTG) que são receptores sensoriais localizados na junção miotendínea e conectados em série com as fibras musculares, atuam também nos receptores estriados, e aumentam a circulação. A estimulação na massagem pode ser feita por meio da pressão, posicionamento adequado e alongamento muscular.

FIGURA-33


 SINAIS de LOCALIZAÇÃO DOS PGs

 Alguns sinais podem ser observados em um músculo quando este apresenta pontos gatilhos. São esses:

-alterações na pele: nota-se uma resistência aos movimentos deslizantes na pele. Esta pode estar úmida, pela transpiração (resultado da facilitação simpática), fazendo com que a mão do terapeuta grude ou se arraste na pele do paciente.

-alterações na temperatura: na fase aguda da lesão observa-se aumento da temperatura local afetada, no entanto, diminui em um quadro de isquemia (diminuição sanguínea), o que denota mudanças fibróticas dentro dos tecidos.

-edema: trata-se de uma congestão (inchaço) no interior dos tecidos. Em uma lesão crônica (longa duração), o edema diminui gradualmente e surgem mudanças fibróticas no tecido conectivo.

-alterações da musculatura profunda: é importante que seja realizada uma profunda palpação muscular e dos tecidos moles adjacentes, para verificar se ocorre um deslizamento tecidual adequado, se a sensibilidade está preservada, se os grupos musculares profundos estão tensos ou se há alguma alteração fibrótica nessas regiões.

FIGURA-34






Estaremos em contato através do suporte tira duvidas:Fone/WhatsApp:(91)988659079- Skype-Gil.Akel -E.mail:gilakel@hotmail.com

Produtos Relacionados